logo-iugu.png

Economia da recorrência

Entenda o que é a economia da recorrência e por que as empresas têm apostado em modelos de assinatura com cobranças recorrentes

Ilustração de cliente recebendo caixa de um clube de vinhos

O que é a economia da recorrência?

A economia da recorrência se baseia em ofertar aos clientes o acesso aos benefícios de produtos e serviços, geralmente cobrados mensalmente, em vez de lhes oferecer a propriedade sobre eles, num pagamento único, vitalício.

História

Acredita-se que o nome tenha sido criado pela Salesforce em 1999. O termo pode ser novo, mas a economia da recorrência existe desde antes da Revolução Industrial. Ela ganhou mais força conforme surgiram novas tecnologias que possibilitaram entregar esses produtos e serviços aos clientes ou automatizar as cobranças recorrentes desse modelo de negócios.

Exemplos

✓ Assinatura de revistas e jornais
✓ Planos de TV a cabo e telefonia
✓ Serviços de streaming de filmes ou música
✓ Hospedagem de sites ou armazenamento na nuvem
✓ Escolas, estacionamentos, academias

Benefícios de ter um negócio recorrente
Ícone de gráfico em ascensão
Previsibilidade
Um modelo de receita recorrente, acima de tudo, garante a você mais previsibilidade: cobrando dos clientes um valor fixo todo mês, você tem uma boa estimativa do quanto vai ganhar e pode gastar.
Ícone de saco de dinheiro estampado com cifrão
Valor do negócio
Saber quanto sua empresa vai ganhar no mês seguinte ou até o fim do ano a torna mais atrativa, aos olhos dos investidores, do que a mesma empresa sem garantia de receita.
Ícone de usuário
Retenção mais barata
É muito mais difícil para um cliente não-assinante comprar no seu site mais de uma vez do que para alguém que se compromete a pagar um plano de assinatura mensal por um ano.
Ícone de saco de dinheiro estampado com seta para cima
Maior margem de lucro
Se você tem uma boa retenção de clientes, as cobranças recorrentes podem ultrapassar o valor do seu produto ou serviço, que você teria cobrado uma vez só por uma licença vitalícia.

Para seus pagamentos recorrentes

A iugu é uma das tecnologias que colabora para a expansão da economia da recorrência. Nossa plataforma de automação financeira permite gerar cobranças recorrentes automáticas facilmente, abrindo caminho para a escalabilidade.

Conheça a iugu 

Funcionalidades iugu
Ícone de membro de serviço de assinatura
Assinaturas do seu jeito

Venda planos de assinatura baseados em tempo, como um serviço de streaming, ou em créditos, como um serviço de telefonia móvel.

Ícone de upgrade de plano de assinatura
Upgrade e downgrade de planos

Caso seu cliente mude de plano, a iugu calcula o período restante do ciclo da assinatura e o transforma em desconto ou débito proporcional na próxima fatura.

Ícone de experimento para período de testes de assinatura
Período de testes

Dê aos seus usuários a oportunidade de testar o seu produto ou serviço por um tempo limitado antes da primeira cobrança.

Serviços recorrentes que usam a iugu
Logo do Me Salva
Logo da Granatum
Logo da Xtech Commerce
Logo do Grubster
Logo da Nuvemshop
Logo da Passei Direto
Logo da Netshow.me
Logo do Contabilizei