logo-iugu.png

Marketplace 100% regulado pelo Banco Central

Com a iugu, seu marketplace opera automatizado e dentro das regras do Banco Central, dando a você tempo para o que mais importa: o seu negócio.

Arte mostrando o funcionamento de um marketplace

Ponto de partida

Com a circular 3.682 de 2013, o Bacen (Banco Central do Brasil) aprovou regulamentação para empresas que não são bancos ou instituições financeiras, mas oferecem serviços de pagamentos. A elas, deu o nome de Instituidores de Arranjos de Pagamentos.
Ilustração de transferência de dinheiro entre carteiras

Como os marketplaces serão afetados?

Marketplaces fazem intermediação de produtos e serviços por uma plataforma online, conectando vendedores a compradores. Em troca, recebem uma comissão a cada negócio fechado. Alguns marketplaces retêm o dinheiro dos vendedores antes de repassá-lo. O Bacen entende que eles também prestam um serviço de pagamento, por isso, devem estar de acordo com as novas regras de arranjos de pagamento.

Leia mais sobre a nova regulamentação >

Prazo final

O Bacen estipulou que esses marketplaces devem estar de acordo com suas exigências até 28 de setembro de 2018, caso contrário não poderão mais receber os pagamentos em contas bancárias de sua titularidade e repassá-los ao vendedor.

Ilustração de calendário para indicar prazo final do Bacen

Você opera um marketplace?

Em 28 de setembro de 2018, os marketplaces que, em algum momento, são responsáveis pelo dinheiro de terceiros deverão estar integrados com a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) para realizar a liquidação centralizada de pagamentos do Bacen.

A CIP é o único órgão que vai cuidar da liquidação dos pagamentos, visando diminuir o risco sistêmico e proteger o patrimônio dos participantes do marketplace, além de dar maior visibilidade das operações para o Bacen.

A iugu tem tudo de que seu marketplace precisa
Ícone de usuário
Gestão transparente de usuários
Quem vende pela sua plataforma não tem contato com a iugu: tudo que ele vê ou faz referente a pagamentos e cobranças acontece dentro do seu site, graças à nossa infraestrutura transparente.
Ícone de compartilhamento
Split de pagamento
Crie um carrinho de checkout unificado com múltiplos itens de diversos fornecedores e faça a divisão automática do pagamento total do cliente entre todos os vendedores envolvidos na compra.
Ícone de saco de dinheiro
Comissionamento automático
Configure um percentual de comissão sobre as vendas na sua plataforma e deixe a iugu cuidar da distribuição dos valores para a sua conta. Assim, você fica livre de preocupações.
Ícone de transferência
Transferência entre contas
Movimente fundos entre a sua conta iugu e a dos usuários que vendem na sua plataforma, ou transfira dinheiro diretamente para a conta bancária deles, manual ou automaticamente.
Marketplaces que já usam a iugu
Logo da WPensar
Logo da Nibo
Logo da Yop
Logo da DogHero
Logo da ContaAzul
Logo da Olist
Logo da Jurídico Certo
Logo do Padrim
Conheça o iugu marketplace
Solicitar contato comercial